sábado, 27 de junho de 2009

Lampião, Marx e Bin Laden na terra do "Bom Ladrão"



Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, é a terra de Lampião. Serra Talhada é também a terra do “Bom Ladrão”. Esse é o nome do principal mercado da cidade.

Há alguns meses, quando me mandaram e-mail com a foto, pensei que fosse montagem ou brincadeira. Nesta quinta, estive em Serra Talhada: está lá na fachada, eu vi – “O Bom Ladrão”.
Conversei com o Geraldo Pereira, dono do estabelecimento...
“Trabalho no comércio desde garoto, meus vizinhos sempre reclamavam do preço: “você é ladrão”, diziam. E isso foi ficando: é ladrão, mas é bom. Aí, incorporei “bom ladrão”, aceitei o apelido e dei o nome pro mercado”.

Curioso esse nome comercial, estampado assim, com orgulho, justo na terra de Lampião – que é tido por muitos como uma espécie de bandido herói.

Perguntei ao Geraldo se havia algum paralelo entre Lampião e o “Bom Ladrão”. Ele, claro, não ia cair nessa pergunta boba de um jornalista do Sudeste. “Não, Lampião é de uma outra época, e o meu mercado é fruto de um apelido de adolescência”, escapuliu.

Ok, aceitei a explicação. Mas, pelo jeitão do Geraldo, achei que ele estava escondendo jogo.

Quase na hora de ir embora, vi que em cima da mesa do Geraldo, na entrada do mercado, havia uma foto singela: Bin Laden, armado até os dentes, num porta-retratos com moldura e tudo!

“Você gosta do Bin Laden?”, perguntei. “Claro”, respondeu-me o articulado comerciante sertanejo, “afinal, ele enfrentou gente muito poderosa, enfrentou um Império; eu gosto disso, de gente que não baixa a cabeça pro poderoso”.

“E do Lampião, você gosta?”, emendei, já advinhando a resposta, porque em Serra Talhada o “rei do cangaço” é um herói do povo. O Geraldo devolveu: “Sim, porque no Brasil, e no sertão especialmente, o povo nunca teve vez; Lampião mostrou pros ricos que o pobre podia mandar. Lampião fazia há quase cem anos o que os sem-terra e os sem-teto fazem hoje”.

Geraldo, dono do “Bom Ladrão”, é um comerciante politizado. Um espírito rebelde, na terra de Lampião.

E não é o único. Anildemá – coordenador do belíssimo Museu do Cangaço de Serra Talhada – é outra grande figura local. Tem dois filhos. Adivinhem os nomes? Karl Marx e Sandino Lamarca!

Conheci o Karl Marx de Serra Talhada. Suprema ironia: Marx faz o papel de Lampião no principal grupo de Xaxado da cidade!

Marx, Lampião, Bin Laden... Tudo junto em Serra Talhada.

Só ia esquecendo de contar um detalhe... Os espíritos rebeldes na terra de Lampião não conseguiram mudar a política local: quem continua mandando na cidade é o veteraníssimo Inocêncio de Oliveira.

Ele manda no prefeito, na TV local, nas rádios. Tem lojas e clínica...
Ou seja: na terra do “Bom Ladrão”, Inocêncio é rei. E isso não tem graça nenhuma.

Retirado do site do Rodrigo Viana:


Até mais =)

Nenhum comentário: