sexta-feira, 21 de maio de 2010

Direita e Esquerda nas Eleições 2010.

            Eleição presidencial é sempre uma coisa especial. Porque pelo menos na teoria é colocado planos político-econômicos de desenvolvimento para o país como um todo. E especialmente para mim essa de 2010 vai ser especial, visto que já tenho 21 anos e já “vou“ pra minha segunda eleição presidencial. Além disso, participei durante dois anos do Movimento Estudantil da Universidade Federal de Sergipe, e pude amadurecer um pouco politicamente aprendendo um pouco das nuances políticas presente no espectro político direita-esquerda.Embora muitos digam que essa dicotomia não exista mais, penso que ela ainda existe (Uma dica é ler o livro do Noberto Bobbio: “Direita e Esquerda – Razões e significados para uma distinção política).
           O panorama desse ano tem três candidatos com chances de vitória: a senadora Marina Silva (Partido Verde), a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT), e o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Historicamente, Partidos Verdes por todo mundo são enquadrados como de centro, mas o Verde Brasileiro atualmente não passa de um sigla “que está com quem estiver no poder”. O Partido dos Trabalhadores , da candidata Dilma Rousseff, é um partido de esquerda que tenta manter traços comuns a partidos socialistas,mas que se viu obrigado a fazer acordos com partidos de várias vertentes depois que chegou ao poder.E por último, o PSDB, é um partido originalmente da social-democracia (esquerda européia),mas que na verdade representa a direita atual no Brasil, principalmente por suas políticas e alianças com partidos de direita como o DEM, PP,etc.
             Acho a distinção ainda muito válida nos dias atuais, é só você procurar ler e saber um pouco mais de política para comprovar isso. Basta ver as “possiveis” opiniões diferentes entre os políticos de cada partido sobre coisas como a Reforma Trabalhista, Reforma Agrária, Reforma Tributária, Política Externa brasileira, Salário Mínimo, Política ambiental, Educação,etc. Assunto não falta.

Na minha visão,teoricamente, os partidos políticos no Brasil se dividem assim:

Esquerda: PT,PC do B,PSOL, PDT, PSB, PSTU,PCB...
Centro: PMDB,PV,PTB...
Direita: PSDB,DEM,PPS,PP,PR...
Ou seja, é uma salada.Pensar política dá trabalho.Ainda mais no Brasil!!!!!

Até mais =)

Nenhum comentário: