sábado, 17 de outubro de 2009

Ilustres Brasileiros:Darcy Ribeiro



          Darcy Ribeiro foi um antropólogo brasileiro. Nasceu em Minas Gerais (Montes Claros, 26 de outubro de 1922), vindo a falecer no dia 17 de fevereiro de 1997. Um homem verdadeiramente dedicado ao Brasil, pensou e escreveu sobre seu país durante toda a vida. Seu principal campo de estudo na Antropologia foi o estudo do povo indígena, tendo inclusive morado alguns anos em territórios indígenas, assim como fundado o Museu do Índio e estabelecido os princípios ecológicos da criação do Parque Indígena do Xingu.Foi fundador e primeiro reitor da UNB (Universidade de Brasília); além de Ministro-Chefe da Casa Civil de João Goulart e coordenado a implantação das reformas estruturais que foram abortadas pelo golpe militar de 64.
            Viveu em vários países da América Latina, onde coordenou projetos de Reforma Universitária, com base nas idéias que defendeu  em “A Universidade Necessária”.Escreveu uma série de livros onde propõe uma teoria explicativa das causas do desenvolvimento desigual entre os povos americanos.Colaborou com a criação do Memorial da América Latina em São Paulo, além de ter recebido vários títulos Doutor Honoris Causa de várias universidades sul americanas e européias.
            Foi Senador da República pelo PDT durante seis anos (1991/1997), tendo apresentado várias projetos de lei de grande relevância para o país. Em 1995, lança “O Povo Brasileiro”, livro renomado que conta a “história antropológica e cultural” do nosso país. Em 1997, no seu último ano de vida, dedica-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, e a Escola Normal Superior. Realmente, um ilustre brasileiro!
Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.”
( DARCY RIBEIRO )

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças
brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer
uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se
autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria
estar no lugar de quem me venceu.”
( DARCY RIBEIRO )

O endereço do site da Fundação Darcy Ribeiro:
Até mais

Nenhum comentário: